O macaco que incendiou a Floresta e o show do mês



Os grandes da floresta.

A propósito do Show do Mês gostaria de partilhar uma história baseada numa fábula africana e que nada tem que ver com o assunto. E qualquer semelhança é mera coincidência. O leão apercebe-se de um incêndio na Floresta. E sem possibilidade de o apagar foge. E já num local a salvo reúne os animais que sobreviveram. Ainda atordoados com tamanha destruição e mortes tentam colar as peças do puzzle.


-          Foste tu girafa que pegaste fogo à floresta – acusou o leão que a viu a fugir à sua frente.
-          Nada meu kota – disse a girafa assustada com a dimensão daquele fogo e com a possibilidade de ser a causadora de tamanha tragédia. Eu também comecei a fugir quando passou por mim o rinoceronte desesperado com os seus filhos. Só pode ser o rinoceronte! - O rinoceronte ainda a cuspir fumo gritou rouco:
-           Eu quase morri. Salvei a minha esposa e os meus filhos e deixei lá a minha mãe entregue à morte. Como é que te atreves a acusar-me?
-          Caro leão, eu vi lá um macaco a brincar com uma Caixa de fósforos – interrompeu a águia o show de acusações.
-          Um macaco? Qual macaco?
-          Aquele macaco que está ali a comer bananas pendurado na bananeira.
-          Aquele que parece um turista com óculos de sol?
-          É mesmo aquele, boss leão… acho que ainda tem a Caixa de fósforos!!!
-          Chama lá esse macaco!!!!
O silêncio ecoou. A atenção virou-se para  o macaco que até então nunca havia dado nas vistas. Todos passavam por ele sem lhe dar importância. Susto o dele que habituado a admirar os outros se vê no centro das atenções. “Xé que é que se passa então? Virei Fredy Costa ou quê? – perguntava vaidoso o macaco que dava tudo para ser filmado neste momento VIP” Ainda com a Caixa de fósforos no pescoço e a banana presa nos dentes ouve o leão a chamar por ele;
-          Desce já daí oh macaco! Nas suas calmas o macaco a gingar aproveitando os minutos de fama dirige-se ao leão:
-          Kumé Boss? Finalmente lembrou-se de mim. Nunca pensei falar com vossemecê  um leão vistoso, bonito e forte? Essas forças?
-           Oh macaco – suspirou o leão. Foste tu que incendiaste a Floresta e mataste todos aqueles animais?
-          Eu? Chefe!!!! Um simples macaco!!!!
-          Sim. Foste tu que incendiaste a Floresta?
-          Floresta? Eu??? Incêndio!!! Não! Um simples macaco causar tamanha destruição. Nunca ouvi falar!!! Isso é coisa de gente grande Elefantes, Girafas e até leões … Eu apenas acendi o fósforo.

E todos cabisbaixos e incrédulos admitiram que “o macaco apenas havia acendido o fósforo”.

E a vida é mesmo assim. Há pessoas que só acendem o fósforo, que só atiram a primeira pedra, que só atiram o boato e que só brincam, só fazem piadas, só riem da desgraça dos outros, só atiçam a fogueira,… SÓ???!!! 

Normalmente são pessoas fartas de aplaudir o sucesso de outros e desejosas de um dia estarem elas nos palcos da vida. Pessoas insatisfeitas com a felicidade e brilho dos outros.
Essa insatisfação inocente alimentada em fofocas e ressentimentos acaba por crescer para a inveja e maledicência. E essa inveja acaba por comandar ataques, manipulações e até armadilhas que podem levar muitos à cova. JIKULUMESSU!!! Não seja como o leão que esquece que o macaco existe. 

Onde o leão dorme o macaco ressona. O macaco precisa do leão para viver grandes mundos. Mas o leão não precisa do macaco. No entanto não pode esquecer que o macaco tem o fósforo. Não basta contar com a sua força e dom, tem de prever o estrago que o macaco pode fazer. Se o teu dom é pintar não te esqueças que o do macaco é destruir. Então guarda bem os teus tesouros para não os perderes com as maracutaias do macaco. E nunca te esqueças o invejoso nunca será fiel, por mais que faças…




Comentários

Mensagens populares deste blogue

La mort de Patrice Lumumba et de la RDC

A Casa de Deus de Samuel Shem e o sistema médico em Angola

CONGO III: Patrice Lumumba e a morte do prémio Nobel da Paz Dag Hammarskjöld